![]() |
Jacques Wagner, dona Fátima com governador do Paraná e a primeira Dama Fernanda Richa em Salvador |
A hospitalidade baiana ganhou na tecnologia o mais novo aliado para o maior programa de receptivo turístico de Carnaval do Brasil. Em constante busca de aprimoramento, o programa Guias e Monitores do Carnaval está adotando, em sua quinta edição, o sistema on line de contabilização de dados.
A diferença é a forma de totalização das informações/dados, que antes era feita manualmente. “No ano passado, tínhamos registrado 5.457 atendimentos até o sábado. Em 2012, o sistema computou mais de 30 mil atendimentos no mesmo período”, compara a superintendente de Investimentos da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Clarissa Amaral.
Até às 13h deste domingo (19), foram contabilizados no sistema 32.540 atendimentos. A meta é superar os 108 mil de 2011, o que é factível, segundo o coordenador do programa, Marcelo Carvalho. “Tradicionalmente, os três últimos dias registram o maior número de solicitações dos turistas aos guias e monitores”.
Os formulários de papel continuam a ser usados pela maioria dos atendentes. As informações são repassadas aos 100 supervisores e monitores que receberam os aparelhos adquiridos pela NS Eventos e Participações, empresa vencedora da licitação e responsável pela execução do programa.
Software armazena e processa as informações
Os smartphones plataforma Android 2.2, sistema 3G são dotados de software, que armazena e processa as informações transmitidas pelos operadores. A cada atendimento, eles respondem a cinco perguntas da pesquisa - sexo, idade, idioma, procedência e a informação solicitada. Os dados quantitativos e qualitativos são enviados a uma central, a qual emite relatórios cruzados de todas as informações.
“Se eu quiser saber quantos homens estrangeiros, de 18 a 25 anos, pediram informação sobre a programação do Carnaval, tenho isso em tempo real”, explica Clarissa Amaral.
A contabilização on line possibilita ainda a correção de rumos do programa durante o andamento da operação. De posse das informações, a coordenação tem como saber, por exemplo, quais postos de informação turística estão subutilizados e pode deslocar equipes para pontos de atendimento de maior demanda.
Sistema facilita contabilização de dados
Responsável por contabilizar os dados de uma equipe de 10 integrantes, a supervisora Liliane Tavares diz que o sistema é de fácil e rápida utilização, mas acredita que o ideal seria que cada colaborador do projeto pudesse dispor do próprio smatphone. “Assim as informações chegariam ainda mais rápido”, argumenta.
A Setur planeja adquirir aparelhos próprios, que serviriam para uso no Carnaval e em pesquisas durante outros eventos promovidos pela Setur como a Feira dos Municípios, o Salão Baiano de Turismo e o São João, entre outros.
O sistema on line de contabilização de dados possibilita remanejar a equipe para outros pontos de atendimento de acordo com a demanda, avaliar o rendimento de cada colaborador, traçar perfil do turista que procura o serviço e fazer o comparativo ‘custo x benefício’, ou seja, determinar o valor de cada informação prestada.
Fonte: ASCOM-BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário